Com a oferta de serviços de táxi, caronas, scooters elétricas e normais e bicicletas elétricas a consumidores satisfeitos em mais de 150 cidades em todo o mundo, a FREENOW está recebendo nosso Prêmio de Aumento de Produtividade na Alemanha pelo uso do Slack para otimizar fluxos de trabalho internos, o que melhorou o atendimento a 48 milhões de passageiros com um super app líder em mobilidade.
Implementado em 2014 para substituir o Skype, o Slack se tornou indispensável para praticamente todos os aspectos dos processos de negócios da FREENOW. No centro de sua produtividade estão os canais do Slack específicos, que a empresa usa para tudo, desde integração de novos membros até comunicados e gerenciamento de incidentes. No Slack, a equipe de liderança é transparente, fácil de contatar e aberta a sugestões, o que promove inovação e uma cultura onde todos têm voz.
“O Slack é a base da nossa comunicação. Todo novo funcionário entra no Slack desde o primeiro dia e, portanto, também nos canais certos. Isso facilita muito o compartilhamento rápido das informações corretas.”
Para orientar passageiros e motoristas de forma mais fácil pelas cidades, equipes de projetos espalhadas por diferentes regiões geográficas e fusos horários trabalham juntas, em colaboração direta nos canais. Para Izzie O’Keeffe, gerente do escritório de Barcelona, essa é uma mudança bem-vinda em comparação com as hierarquias rígidas de empresas mais tradicionais. “A transição para o Slack foi surpreendente para mim”, diz ela. “Eu posso falar com pessoas importantes quando preciso, fazer perguntas específicas e conversar com a alta gerência sem me preocupar em estar desperdiçando o tempo valioso dessas pessoas”.
Como gerente de comunicações internas e de boa reputação da FREENOW, Laura Neusser publica anúncios importantes nos canais do Slack e utiliza a atividade de mensagens para verificar quem viu e respondeu as publicações. “Enquanto o e-mail representa uma comunicação unidirecional com pouca interação ou troca, o Slack incentiva o diálogo aberto”, diz ela. “Todos devem ser capazes de contribuir, analisar o que for preciso e fazer perguntas”.
“O grau de automação do Slack é incrível. Isso nos permite focar nas tarefas realmente importantes.”
Como o Slack já estava bem implementado antes da pandemia, a FREENOW conseguiu fazer uma transição fácil para o trabalho remoto, integrando ainda mais os diversos apps do Slack para economizar tempo e reduzir a necessidade de alternar entre contextos. Além disso, a empresa foi criativa com seus próprios apps: antes, cada um dos numerosos webinars mensais da FREENOW precisava ser criado manualmente em um processo tedioso e demorado. Então, a equipe de TI desenvolveu o app AV Slack para automatizar o processo por meio de um comando de barra simples. “Isso não só economiza muito trabalho manual para a equipe de TI, como também elimina erros humanos”, diz Baldzer.
Para aumentar de forma segura a comunicação baseada em canais com pessoas de fora da empresa, a FREENOW usa os workspaces do Slack no Slack Connect para trabalhar com mais de 200 parceiros externos, e tem planos de expansão ainda maiores. “Podemos colaborar de forma muito mais eficaz com nossos parceiros pelo Slack Connect”, diz Baldzer.
Graças ao uso do Slack, a cultura da FREENOW não só aumenta a produtividade, como também incentiva a agilidade e a resiliência. Isso capacita funcionários em toda a empresa a agirem de acordo com a “ação decisiva”, um dos valores da marca. “O Slack significa que podemos nos conectar de forma rápida e simples, ter processos de tomada de decisão velozes, reduzir hierarquias e promover a troca entre equipes”, diz Neusser.