NASA's Curiosity rover on Mars
Cliente em destaque

Desenvolvimento de software da era espacial em um só lugar

Com 500 pessoas trabalhando no laboratório e várias ferramentas usadas por diversas equipes, a flexibilidade do Slack possibilitou ao JPL da NASA o acesso a quase tudo em uma só plataforma.

Resultados de uso do Slack:

"A flexibilidade do Slack possibilitou ao JPL da NASA o acesso a quase tudo em uma só plataforma."

Principais integrações usadas com o Slack:

  • To-do
  • Jira Cloud
  • Google Calendar
  • Email
  • Google+ Hangouts
  • GitHub

A colaboração entre equipes não deve ser complexa, mas algumas vezes se parece com ciência aeroespacial. O Jet Propulsion Laboratory, o principal centro da NASA para exploração robótica do sistema solar, passava horas diárias navegando em diferentes ferramentas e arquivos de mensagens.

Dada a sua missão crítica de criar o software usado para controlar a sonda de Marte e com um lançamento planejado para explorar o planeta vermelho no ano de 2020, o laboratório precisava de uma maneira de reunir sua ágil comunidade de desenvolvedores e o conjunto de ferramentas em um local central.

Como você pode imaginar, muito pode acontecer durante o trabalho. O Slack permite à equipe acompanhar e pesquisar as comunicações do dia.

Um pequeno grupo de desenvolvedores começou a usar o Slack apenas para compartilhar atualizações e arquivos de projetos, mas ficou fascinado quando descobriu como era fácil retomar as conversas exatamente do ponto em que pararam. Para retornar ao trabalho depois das férias ou após um dia de licença médica, bastava fazer a rolagem pelas mensagens do dia anterior, todas em contexto e organizadas por assunto.

Os desenvolvedores distribuídos nos 110 prédios do laboratório agora encontram todas as conversas no mesmo local e podem pesquisá-las com facilidade. As equipes distribuídas em várias organizações e em diferentes prédios no JPL realizam agora reuniões diárias no Slack, economizando tempo todas as manhãs e aumentando a transparência no laboratório.

Alternar entre ferramentas também tem sido simples graças à integração ao GitHub Enterprise, JIRA, Hangouts do Google e Twitter, que alimentam as informações diretamente no Slack. Os desenvolvedores compartilham e discutem o status do projeto, rastreiam e atribuem bugs, listam prioridades e acompanham as novidades do setor, tudo no Slack e sem perder nada.

O desenvolvimento de robôs que exploram a galáxia continua complexo, mas com o Slack, o Jet Propulsion Laboratory facilitou a comunicação entre as equipes.