Modelos do Slack
Vendas modelos
Central de recursos de vendas

Central de recursos de vendas

Organize treinamentos e ferramentas em um só lugar.

Sobre o modelo

Recursos de vendas são ferramentas fundamentais para sua organização. Além da produtividade da equipe de vendas, ajudam representantes a se tornarem mais eficientes, geram dinamismo no processo de vendas e fecham negócios maiores. Não será possível cumprir com esses objetivos se sua equipe não conseguir encontrar os materiais adequados quando precisar deles. É aí que entra a Central de recursos de vendas do Slack, que reúne recursos de vendas que os representantes podem pesquisar, acessar e compartilhar instantaneamente. Veja como usá-lo:

  • Clique em “Usar este modelo”. Isso cria um canvas do Slack dedicado e uma central de recursos de vendas. Coloca todos os recursos, modelos e vídeos em um lugar conveniente.
  • Preencha todas as perguntas frequentes e recursos. Adicione seções básicas como “Produtos”, “Documentação interna”, “Preço” e “Canais”. Isso garante que a equipe encontre exatamente o que precisa, na hora em que precisa.
  • Adicione vídeos e links de demonstração de caso de uso. Seus representantes de vendas podem visualizar as práticas recomendadas com um roteiro claro para o sucesso de vendas.
  • Mantenha o conteúdo novo e atualizado. Atribua proprietários para atualizar os recursos regularmente. Notifique sua equipe de vendas sobre atualizações com anúncios fixados ou lembretes do Slack para que nunca fiquem por fora.

Como as equipes de vendas se beneficiam do acesso fácil a recursos de vendas

Vendas não são uma questão de sorte. É preciso uma estratégia eficiente para construir relacionamentos sólidos, fechar negócios com mais frequência e aumentar o valor médio das vendas.

No entanto, mesmo com a melhor estratégia, recursos de vendas ineficientes em momentos críticos da jornada custam caro para sua empresa. Oportunidades perdidas e negociações mal conduzidas pesam no bolso rapidamente. Por isso, ter bons recursos é fundamental para construir uma equipe de vendas de sucesso.

Recursos como fichas técnicas, cases de sucesso, depoimentos e modelos de e-mail dão à equipe as ferramentas necessárias para cada etapa do processo. Ter fácil acesso a esses materiais traz benefícios como::

  • Melhoria da produtividade. Os recursos corretos aceleram a integração, simplificam os fluxos de trabalho e dão suporte à automação de vendas, tornando os representantes mais eficientes.
  • Fechamento de negócios mais rápido. As equipes podem priorizar atividades de vendas que fecham negócios ao reconhecer o que gera resultados ou não.
  • Prioridade à experiência do cliente. Os recursos permitem que as empresas entregam valor consistente ao longo dos ciclos de negócios com interações e mensagens adaptadas.
  • Maior receita. Recursos preparam a equipe para vender com foco no valor e entregam os insights necessários para identificar oportunidades de cross-sell e upsell.

Tipos de recursos de vendas

Os ativos e materiais ideais orientam representantes a cada etapa do ciclo de negócios. Aqui estão os ativos essenciais que sua equipe precisa ter à disposição para parar de perder tempo e começar a fechar negócios.

Informações de produtos

Clientes em potencial com interesse real buscam informações técnicas para embasar a decisão. É nesse ponto que muitos negócios "esfriam": quando a equipe de vendas não tem os documentos organizados para enviar antes, durante ou logo após a reunião. Ter esses recursos prontos para o uso garante que o representante mantenha o fluxo no pipeline de vendas.

Fichas técnicas, visão geral de recursos e vídeos de demonstração mostram na prática para clientes em potencial como seu produto resolve o problema e o valor que ele entrega. Da mesma forma, guias comparativos dão ao cliente a base necessária para uma escolha consciente. Além de destacar seu diferencial, gerar confiança e antecipar respostas a dúvidas comuns. Dados precisos e insights sobre o cliente refinam a previsão de vendas, ajudando a equipe a ter o melhor desempenho possível.

Manuais e roteiros de vendas

Vendas geralmente são consideradas como um tipo de arte, mas sua equipe não precisa ter que depender somente do instinto para ser efetiva. Manuais e roteiros de vendas são ferramentas poderosas que transformam experiência em sucesso replicável.  

Por exemplo, perguntas de descoberta e qualificação ajudam a garantir que um lead é um cliente em potencial que vale a pena ir atrás, reduzindo o tempo perdido e recursos em oportunidades perdidas. Além disso, os modelos de divulgação e as estruturas de acompanhamento facilitam a manutenção da comunicação e criação de dinamismo em relacionamentos com clientes.

Estudos de caso e prova social

Histórias de sucesso do cliente, depoimentos e avaliações são partes vitais das vendas digitais modernas, ajudando sua equipe de vendas a gerar credibilidade antecipadamente e demonstrar resultados tangíveis. Também reduzem solicitações de referência, protegendo seus principais compradores e defensores mais fiéis.

Calculadoras de ROI ou casos de uso do tipo antes e depois são ferramentas poderosas para que clientes em potencial entendam o valor real do produto ou serviço, pois traduzem a entrega em resultados de negócio mensuráveis, essenciais para superar objeções financeiras e obter o aval do financeiro, do CFO e de outros tomadores de decisão.

Materiais de preço e proposta

Tabelas de preços detalhadas e modelos de orçamentos personalizados trazem clareza para o cliente em potencial, ou seja, chega de perder vendas porque a pessoa ficou confusa e deu um passo atrás. Esses modelos são propostas claras e objetivas que incentivam a dar o passo final e se tornar cliente.

Da mesma forma, modelos de contratos ou formulários de pedido resumem os detalhes essenciais da venda, garantindo que todos falem a mesma língua. São recursos vitais para agilizar o setor de compras e o processamento de pedidos. Esses modelos simplificam o processo e ajudam representantes a evitar erros caros que consomem tempo.

Ferramentas e treinamento de capacitação

Ferramentas de capacitação de vendas treinam e orientam representantes, reduzindo o tempo de integração de novos talentos, aumentando as taxas de ganho e estimulando um upselling muito mais inteligente. Integrações poderosas para equipes de vendas conectam guias de CRM, plataformas de capacitação e bibliotecas de demonstrações de produtos, criando uma central para tudo. Assim, a equipe foca em vender em vez de perder tempo procurando arquivos. Além disso, o acesso a vídeos de treinamento interno e gravações de chamadas reais oferece exemplos práticos valiosos para que desenvolver habilidades.

Práticas recomendadas para gerenciar uma central de recursos de vendas

"Centrais de recursos de vendas são práticas e eficientes, mas o valor delas depende totalmente da qualidade do conteúdo e da facilidade de acesso. Confira algumas formas práticas de melhorar seus recursos, garantindo que continuem sempre relevantes e eficazes:

  • Faça a auditoria de conteúdo trimestralmente para precisão e utilidade. Faça uma revisão aprofundada do conteúdo regularmente para garantir que seus materiais são relevantes, precisos e tenham uma mensagem consistente.
  • Incentive o feedback de representantes de vendas. Quanto mais gente de olho no seu conteúdo, melhor ele será na prática. Peça opinião sobre os recursos atuais e sobre as reais dificuldades que os representantes enfrentam durante o ciclo de vendas. Além de apontarem melhorias, esse feedback ajuda você a descobrir novos recursos para turbinar a produtividade, a consistência e o valor das negociações.
  • Integre suas ferramentas de CRM e vendas para acesso fácil. A integração de CRM é uma ótima maneira de manter os representantes em um só lugar sem terem que alternar consistentemente entre guias ou ferramentas. Isso reduz a alternância de contexto e melhora a eficiência. Também aprimora a precisão de dados e acelera a colaboração. Por exemplo, com a integração Slack Sales Cloud, seus representantes podem obter detalhes de produtos ou de preços sem alternarem entre ferramentas. Elimina atritos, melhora o planejamento de vendas e operaçõese resulta em maiores taxas de negócios fechados.

Crie sucesso confiável e replicável com um espaço de recursos de vendas

Não conte com a sorte ou a intuição nas suas vendas. Em vez disso, use os sucessos passados da sua equipe para criar sistemas replicáveis e mensagens consistentes com a ajuda de uma central de recursos de vendas. Agilize seu processo de vendas e libere a equipe de vendas para focar no que mais importa: criar conexões e fechar negócios.

Comece com modelos de venda do Slack e ajude a equipe a vender de maneira mais inteligente, sem dificuldades. [# /]

Perguntas frequentes

A central de recursos de vendas reúne todos os seus recursos práticos de vendas em um só lugar. Além disso, centraliza conteúdo educacional, modelos e insights valiosos para impulsionar a produtividade de vendas, garantir mensagens consistentes e fortalecer os relacionamentos com clientes. Uma única fonte facilita que sua equipe acesse e compartilhe esses materiais sem precisarem pesquisar.

A primeira etapa para criar recursos de vendas facilmente acessíveis é colocar tudo em uma central. Lá, agrupe recursos por categoria. Por exemplo, categorias como informações de produtos, modelos de divulgação, manuais e estudos de caso para que sua equipe possa encontrar o que precisa. Use convenções de nomenclatura consistentes, controle de versão e marcas para facilitar a pesquisa.

A capacitação foca na estratégia e no sistema; os recursos são os materiais usados no sistema. Apesar de serem estreitamente relacionados, a capacitação de vendas se difere dos recursos de vendas em termos de escopo e objetivo. Embora os recursos de vendas sejam os ativos que ajudam as equipes de vendas a serem mais produtivas e efetivas, a capacitação de vendas é um processo estratégico que foca no desenvolvimento, organização e entrega de recursos de vendas. Também inclui treinamento, tecnologia e alinhamento para tornar os recursos de vendas mais efetivos.

Crie um lembrete no calendário para regularmente analisar seu conteúdo, idealmente a cada trimestre. Certifique-se que as suas informações são precisas e que refletem a oferta atual do produto, mensagem e as necessidades de clientes. Além disso, convoque sua equipe de vendas a ajudar a manter ativos de vendas eficientes. Incentive-os a oferecer feedback e destacar onde um recurso pode ser melhorado com base nas experiências deles com clientes e clientes em potencial.