Agora, devido à pandemia e a um mundo cada vez mais aberto ao ensino digital, a educação vai além das quatro paredes de uma sala de aula. O prêmio a seguir é para a instituição que usa o Slack para melhorar a experiência de aprendizado e atender às necessidades dos estudantes, dos professores e da equipe de funcionários.
A N High School, escola on-line com certificação oficial, está recebendo o Prêmio do Slack na Educação Japonesa por usar o app para inovar no espaço de aprendizagem digital e atender às necessidades dos estudantes desde 2016.
Com fundadores como a editora KADOKAWA, sediada em Tóquio, e a rede de compartilhamento de vídeos Dwango, a N High School tem como objetivo formar estudantes criativos e apaixonados por tecnologia. Com 19 campi e mais de 15 mil alunos, a organização usa o Slack desde a fundação dela para facilitar a comunicação entre estudantes, professores e funcionários.
Durante o ano escolar, mais de 8.500 canais públicos do Slack são usados para aulas remotas, tarefas escolares e muito mais. Enquanto o app do Google Agenda avisa os estudantes e os funcionários sobre as próximas reuniões e aulas, o bot de notificações de aniversário garante que os professores não se esqueçam de celebrar datas especiais. Substituindo a sala de descanso, o app Donut para Slack conecta professores e funcionários automaticamente toda sexta-feira. Nele, os participantes se apresentam e aproveitam um almoço virtual.
Para incentivarem uma atmosfera acolhedora e divertida, os bots personalizados do Slack contam e elogiam “joinhas” e enviam mensagens de boas-vindas automáticas para receber novos participantes do canal. Embora os professores geralmente deem certa independência aos alunos, alguns canais têm regras e políticas específicas. E cabe aos professores e aos funcionários denunciarem o bullying virtual.
Os clubes tradicionais do ensino médio e as atividades que neles ocorrem têm vez nos canais do Slack, desde empreendedorismo e investimentos até esportes eletrônicos e música. Com 990 membros, o clube de arte é o mais popular, sendo um ponto de encontro tanto para amadores como para aqueles que querem se tornar artistas profissionais após se graduarem. Um facilitador compartilha dicas e ideias e incentiva todos a postar ilustrações e interagir uns com os outros como se estivessem em um estúdio físico.
Os alunos da N High School preferem o Slack por ser um ambiente seguro para conversar entre si, solicitar suporte dos conselheiros ou tirar dúvidas com os professores. Para se sentirem o mais confortáveis possível, os estudantes podem acessar a plataforma com pseudônimos. Além disso, “falar” ou digitar não é obrigatório no Slack. A maioria dos estudantes se sai bem na sala de aula digitai, e os graduados geralmente dizem que não querem deixar o Slack.