Como o Grupo de Serviços Bancários e Financeiros da Macquarie melhorou a conectividade dos funcionários e acelerou a velocidade de entrega

“À medida que continuamos evoluindo nossa forma de trabalho utilizando o Slack, eliminamos as barreiras de comunicação e, consequentemente, aumentamos nossa velocidade de entrega.”

Michelle PereraChefe de entrega, Macquarie Banking and Financial Services Group

Aumento da velocidade de entrega  

A implementação do Slack para os funcionários do Grupo de Serviços Bancários e Financeiros (BFS) da Macquarie em apenas seis meses foi um feito impressionante, tornando a empresa uma merecida ganhadora do Slack Spotlight Award de 2023.

Operando com base nos dois princípios fundamentais de confiabilidade e velocidade, a rapidez e a conectividade são cruciais para a forma como o BFS da Macquarie se engaja internamente. 

O BFS da Macquarie tomou a decisão estratégica de implementar o Slack para consolidar as ferramentas de colaboração, reduzir a dependência de e-mails e simplificar a comunicação, visando aprimorar a experiência dos funcionários. O objetivo era introduzir uma plataforma que facilitasse a comunicação interna entre funcionários e equipes, tornando-a mais ágil.

Aumento da colaboração dos funcionários

Para o BFS da Macquarie, a implementação do Slack foi fundamental para aprimorar a experiência dos funcionários e impulsionar a colaboração.

Um dos principais objetivos era reduzir o atrito associado ao uso do e-mail como a principal ferramenta de comunicação. “O Slack oferece uma maneira mais dinâmica e em tempo real de se comunicar, criando um ambiente que melhora a conectividade entre funcionários e equipes”, afirma Richard Heeley, CIO e Diretor de tecnologia do BFS da Macquarie.

A facilidade de adoção também foi uma grande vantagem para o programa, pois buscávamos uma implementação rápida, considerando que tínhamos diferentes grupos de usuários com diversos níveis de experiência. Isso nos permitiu concentrar os esforços de gerenciamento de mudanças nas pessoas que precisavam de mais suporte.

“Ferramentas como o Slack possibilitam uma cultura colaborativa e nos ajudam a continuar aprimorando nossa forma de trabalhar”, afirma Michelle Perera, Chefe de entrega do BFS da Macquarie.

Estímulo a uma cultura de entrega acelerada

“Com o Slack, a liderança sênior e as partes interessadas da empresa podem se envolver em tempo real com todas as equipes de projeto do BFS”, afirma Perera.

Para suas equipes técnicas, o BFS da Macquarie consolidou grande parte de suas ferramentas de desenvolvimento, incluindo gerenciamento de incidentes, problemas, mudanças e riscos, em um único lugar, acessível via Slack.

“Nossos engenheiros podem ter todas as suas conversas em um único lugar”, afirma Heeley.

Hoje, cada projeto no BFS da Macquarie tem seu próprio canal do Slack, integrado ao JIRA para uma colaboração perfeita. “É onde a mágica acontece: engenheiros, designers, analistas de negócios, partes interessadas, todos colaborando em tempo real”, afirma Perera. Desde o compartilhamento de demonstrações em vídeo até a solução de problemas em tempo real, a dinâmica é interativa e imediata.

“Estamos constantemente trabalhando para acelerar nossas operações e métodos de entrega”, declara Perera.

“Nossos engenheiros podem ter todas as suas conversas em um único lugar.”

Richard HeeleyCIO e Diretor de tecnologia, Grupo de Serviços Bancários e Financeiros da Macquarie

Integração e simplificação com o Slack

A mudança para o Slack como a principal ferramenta de comunicação do BFS da Macquarie significou mais do que apenas transferir conversas de uma plataforma para outra. Foi sobre reimaginar as formas de trabalho no BFS da Macquarie. 

Por exemplo, o Slack Canvas, um quadro branco digital que permite que qualquer pessoa encontre, gerencie e compartilhe conhecimento com facilidade, tem sido um recurso muito popular entre os funcionários.

“Nossas equipes criaram milhares de canvas nas primeiras 48 horas após a implementação do Slack”, afirma Heeley.

A equipe também adotou os Círculos do Slack, uma maneira simples de se conectar por áudio ou vídeo a qualquer momento, em reuniões individuais, com o Zoom também integrado ao Slack para reuniões maiores e chamadas externas.

Rumo ao futuro com o Slack 

Olhando para o futuro, o BFS da Macquarie continuará explorando novos lançamentos de recursos e aprimoramentos da interface do usuário para melhorar ainda mais a experiência e a colaboração dos funcionários no Slack.

“Estamos explorando uma funcionalidade que poderá extrair e resumir os tópicos principais dos canais e colocá-los em um Slack Canvas. Isso será especialmente valioso para aqueles que recebem muitas notificações e desejam reduzir o volume de informações na plataforma”, afirma Heeley.

“Nosso plano de ação está focado em continuar aprimorando a experiência do funcionário na plataforma, incorporando as funcionalidades mais recentes. Acreditamos que, ao criar uma experiência excepcional para os funcionários, também proporcionamos uma experiência excepcional para os clientes. É fundamental considerar ambos de forma integrada para desenvolver e manter um negócio bem-sucedido”, afirma Heeley.