Com a missão de ultrapassar a desigualdade de oportunidades assegurando que jovens adultos adquiram competências, experiência e apoio capazes de capacitá-los para alcançar seus potenciais na carreira e na educação de nível superior, a Year Up recebeu o Prêmio do Slack para Boas Causas por usar o Slack para ampliar sua equipe remota por todo o país, qualificando-a para colaborar eficazmente, enfrentar desafios e atender melhor às necessidades dos estudantes.
Inspirada pelo propósito de ajudar jovens adultos a encontrar bons empregos independentemente de suas condições socioeconômicas, a Year Up já beneficiou mais de 36.000 estudantes desde 2000, com 80% de graduados empregados ou inscritos em cursos do ensino superior no prazo de quatro meses após a conclusão do programa da Year Up.
A organização sem fins lucrativos vencedora do prêmio implementou o Slack pela primeira vez nas instalações locais, em 2017, antes da expansão nacional que ocorreu em 2019. Depois, teve que agir rapidamente durante a pandemia para transferir completamente o seu programa e as operações para um ambiente virtual. A direção da empresa precisou considerar não apenas os seus funcionários, mas também os inúmeros jovens adultos que contavam com a Year Up.
Em 14 dias, mais de 1.000 membros da equipe estavam conectados ao Slack, que passou a ser sua sede digital. Com um mês de trabalho remoto em conjunto, as equipes da Year Up fizeram a transição de modo a oferecer todos os seus programas na Internet, atendendo a mais de 4.000 alunos e estagiários em todo o país.
Desde os programas e equipes de TI até as operações e finanças, todos os departamentos da Year Up conectaram-se no Slack e foi lançado um centro de informações sobre a Covid-19 voltado para os funcionários, com o objetivo de comunicar encerramentos das instalações, divulgar os impactos para funcionários e estudantes, oferecer ajuda específica para certas funções e garantir o alinhamento da tecnologia. Também foi lançado um site com perguntas frequentes sobre o vírus e programas remotos para estudantes.
Os funcionários da Year Up estavam acostumados a tratar do atendimento aos estudantes nas instalações locais, respondendo às suas perguntas e comentários, mas a pandemia tornou isso praticamente impossível. Com os canais do Slack e as integrações, a Year Up centralizou o modo através do qual os alunos entravam em contato com os professores e as equipes dos programas, criando um espaço dinâmico onde é possível participar e encontrar respostas. A Year Up também usou os workspaces do Slack como uma central para conectar diversos locais de todo o país, de Boston a São Francisco, Chicago e o sul da Flórida.
De modo a atender às demandas da economia em rápido processo de mudanças, as equipes de vendas e de estágios da Year Up usaram o Slack para identificar, criar e explorar oportunidades de estágios.
“O Slack redefiniu nossa capacidade de garantir a colaboração, o envolvimento e o apoio entre funcionários e estudantes, com a utilização de muitas ferramentas e recursos que também permitem criar uma cultura virtual divertida.
Sendo uma organização inovadora, muitos desses projetos já estavam na lista de prioridades da Year Up antes da aceleração do cronograma em virtude da pandemia. Com o Slack como sua base, a organização sem fins lucrativos conseguiu fazer rapidamente uma significativa mudança estratégica e priorizar soluções que atendiam às demandas de programas de uma forma equitativa e inclusiva para estudantes, estagiários e funcionários de variados ambientes socioeconômicos.