Melhorar a cultura da empresa com o Slack

O Slack é onde o trabalho acontece: é onde priorizamos tarefas, conectamos ferramentas e ficamos por dentro do que é importante. Mas o Slack também é onde os líderes organizacionais podem incentivar a participação de funcionários e melhorar a cultura da empresa. 

✨Um jeito de estabelecer confiançaestimular a moral é oferecer uma linha aberta de comunicação entre a liderança e as outras pessoas da empresa.✨

Saiba como realizar diferentes tipos de sessões executivas do tipo "pergunte-me qualquer coisa" (AMA, em inglês) onde as pessoas podem fazer perguntas para a liderança em tempo real. 


Etapa 1. Preparar a equipe executiva

Comece se fazendo perguntas norteadoras para ajudar a desenvolver a experiência da sessão de perguntas para todos os envolvidos.  

  • Quem responderá às perguntas? O CEO, outros executivos ou ambos?
  • Como você preparará esse grupo para as perguntas que podem surgir? 
  • Qual será a frequência das sessões de perguntas? Contínua ou a qualquer hora que surgir uma pergunta, mensal ou a cada dois meses?

 

Etapa 2. Criar um canal

Nomear o canal

Crie um canal para fazer as sessões de perguntas. Aqui estão alguns exemplos de como nomear seu canal: #exec-ama, #exec-p-e-r, #exec-bate-papo ou #exec-papo. Para aumentar ainda mais o escopo, @liderança-ama também é bom.

_exec-ama.png


Etapa 3. Definir as expectativas

Descrever como o canal funciona

Gerencie as expectativas criando uma postagem para explicar o processo de participação na sessão de perguntas e marque-o no canal para fácil referência. Veja algumas instruções que podem ser incluídas:

  • O número de perguntas que a equipe tem tempo para responder em um determinado dia
  • Um período de tempo razoável para receber uma resposta 
  • Como votar em uma pergunta com reações de emoji. Por exemplo: reaja com o emoji ✚ :heavy_plus_sign: para dizer "Eu tenho a mesma dúvida".

Screen_Shot_2018-03-16_at_3.47.07_PM.png

Anunciar o canal e seu propósito

Promova o novo canal e incentive a participação de todos. Poste nos canais de anúncios da empresa ou envie pela newsletter ou por e-mail.

Defina um lembrete para o canal para um dia ou dois antes de uma sessão para que as pessoas tenham tempo para pensar sobre as perguntas que querem fazer. 


Dicas para fazer a sessão

O melhor é encorajar que funcionários façam perguntas nos canais apropriados sempre que alguma dúvida surgir. No entanto, se isso não for viável, veja abaixo como fazer uma boa sessão de perguntas.

  • Compartilhe a data, o horário e o canal onde as perguntas serão respondidas.
  • Peça aos executivos que se apresentem no início da sessão.
  • Incentive os funcionários a usar reações de emoji para indicar as perguntas que querem que sejam respondidas, como se levantassem as mãos virtualmente. 
  • Defina um processo para perguntas não respondidas. Não tem problema respondê-las mais tarde. Basta comunicar que precisará de mais tempo e responderá logo.

Dica: ao usar @menções, os executivos podem capacitar abertamente outros líderes, pedindo que eles respondam à pergunta se acharem que são a pessoa mais adequada para fazê-lo. 📣